O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...

O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...
A LÍNGUA É MINHA MÁTRIA, É MINHA PÁTRIA ... (Caetano Veloso)

terça-feira, 28 de junho de 2011

REDAÇÃO COMENTADA - PROFESSORA DIONE BEZERRA


“A identidade nacional não exclui as diferenças regionais”.

Num país de vasta dimensão territorial há diversos setores em contraste; diferenças sociais, culturais, econômicas de região para outra; formas divergentes de pensar e agir. Mesmo com todas as divergências essas regiões pertencem à mesma nação? O que é realmente nacionalidade?
É inevitável a existência de diferenças regionais num país de grande extensão territorial. Mesmo havendo uma correta distribuição de renda, uma única forma de educação através dos mesmos veículos de comunicação, as regiões serão diferentes, pois a influência da forma de colonização e haverá influências externas na formação da mentalidade dos indivíduos de cada uma delas. Tomando como base o Brasil, veremos a existência de diversas culturas que se contrastam: os valores culturais do Sul em oposição aos do Norte, além das divergências sociais e até mesmo geográficas. E analisando essas divergências, encontraremos a razão de tudo na forma como cada região foi colonizada. Nas regiões Sul e Sudeste há a presença de uma sociedade evoluída, influência dos emigrantes europeus, e, por ser uma sociedade dominante, projeta-se nas grandes cidades, apresentando técnicas modernas, colocando-se, portanto, como as regiões tecnologicamente desenvolvidas. Por outro lado existem as regiões do Norte e do Centro do país que, ainda não visitadas pela tecnologia moderna, conservam as tradições de um Brasil colonial, vivendo do artesanato, da pesca e de uma agricultura braçal.
Apesar das divergências entre as regiões, podemos afirmar que todas pertencem a mesma nação, pois o que caracteriza a identidade nacional é a ligação de seus habitantes por tradições, interesses e aspirações comuns e subordinados a um poder político central que mantém a unidade do grupo.

1. SOBRE O TEMA:
O tema apresenta uma questão externa sobre a qual o escritor deve dissertar. Para tal, exige do escritor conhecimento dos elementos que o compõem (A IDENTIDADE NACIONAL e AS DIFERENÇAS REGIONAIS). Observe a existência de um termo (NÃO EXCLUI), completando o sentido da frase através do verbo EXCLUIR acompanhado de NÃO. Ora a IDENTIDADE NACIONAL NÃO EXCLUI AS DIFERENÇAS REGIONAIS, cabe ao escritor provar ou negar, através de argumentos convincentes, o que afirma o tema. Para conseguir isso basta saber o que significa NAÇÃO e mostrar as diferenças existentes entre as regiões podem pertencer ou não à mesma identidade nacional, como foi feito no texto apresentado.

2. SOBRE A DISSERTAÇÃO
É importante assinalar que a dissertação possui uma estrutura e um propósito. O primeiro parágrafo (INTRODUÇÃO) é a apresentação do tema e deve trazer uma proposta de desenvolvimento, criar no leitor o interesse pelo que será abordado nos parágrafos seguintes (DESENVOLVIMENTO). Há várias formas de apresentar o tema: através de questionamentos, afirmações, citações; contanto que no desenvolvimento haja um desdobramento das áreas apresentadas na introdução. Por último vem a CONCLUSÃO que é a síntese do tema argumentado, as considerações finais.

sábado, 25 de junho de 2011

Um Matuto em Nova York

Sou nordestina, matuta, apaixonada por essa região
Veja que música linda cantada pelo alagoano de Quebrangulo Geraldo Cardoso

Composição: João Caetano / Genival Lacerda / Geraldo Cardoso

Eu sou o matuto
Mas sou matuto de luxo
Encontrei com George Busch
No congresso em Nova York

Eu precisava de levantar uma grana
Me encontrei com Madona
Pra fazer um show de rock.
Adivinha quem foi me prestigiar?
Dominguinhos chegou lá,
Para tocar um forró
O americano esqueceu até da guerra
E no suing pé-deserra admitiu o forró

Nosso forró pé-de-serra
Hoje é coisa de bacana
Sou matuto latino (Bis)
Forrozeiro nordestino
Na coluna americana

Eu sou matuto
Que fala o inglês fluente
Mas prefiro meu oxênte
Com o ponto de exclamação
Cantar forró defender nossa raiz
É assim que sou feliz
Pisando firme no chão!
Não se admire,

Se eu for lá pra Miame
E trazer uma madame
Para missa do vaqueiro
Dançar forró até o sangue ferver
E ela nunca esquecer
Do matuto brasileiro

Nosso forró pé-de-serra
Hoje é coisa de bacana
Sou matuto latino (Bis)
Forrozeiro nordestino
Na coluna americana.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

CARTA DE DESAMOR


Colegas!
Estava assistindo ao programa do Jô Soares e vi esta escritora, Stella Florence, falando dessa crônica para as mulheres que amaram demais, mas foram amadas de menos. Lembrei de um caso que aconteceu, recentemente, com uma colega (ex-aluna) e resolvi resumir e colocar aqui no meu blog.
CARTA DE DESAMOR
Me desculpe por ter tomado a iniciativa. Me desculpe por ter escrito. Me desculpe por ter ligado. Me desculpe por eu ter voz.
Me desculpe por ter dito sim. Me desculpe por ter gemido. Me desculpe por ter gozado.
Me desculpe por eu não ter usado máscara. Me desculpe por desejar alguma intensidade. Me desculpe por desejar.
Me desculpe pelo que foi ruim. Me desculpe pelo que foi bom. Me desculpe pelo atrevimento de supor que eu merecia o que de bom aconteceu.
Me desculpe por eu ter tirado a roupa. Me desculpe por eu ter mostrado meu corpo. Me desculpe por eu ter gostado de mostrar meu corpo.
Me desculpe por eu ter escrito coisas lindas para você. Me desculpe por você não ter entendido um terço do que eu escrevi. Me desculpe por você ter me achado ousada demais.
Mas, sobretudo, me desculpe por pedir essas ridículas, inúteis e dolorosas desculpas. Que, naturalmente, não são para você, afinal, PORCOS NÃO RECONHECEM PÉROLAS.

terça-feira, 21 de junho de 2011

PSICÓLOGO E A DUPLA PERSONALIDADE

O paciente chega ao psicólogo, tímido e cabisbaixo:
- Doutor, eu tenho dupla personalidade.
- Não se preocupe! Sente-se aí e vamos conversar os quatro...."

"- Sabe como diferenciar o psicólogo do seu paciente?
- O psicólogo é aquele que tem a chave do consultório."

TESTE A SUA PERSONALIDADE

Para este teste precisa de uma folha de papel e de um lápis ou esferográfica. Deve responder às perguntas por ordem e anotar as suas respostas. No fim pode ver o resultado!
1- Você passeia a pé por um caminho. O que vê a sua volta?
a) uma floresta escura, com enormes árvores, que impedem a passagem dos raios de sol;
b) um campo de milho, debaixo de um céu fantástico;
c) montanhas grandes, cobertas por árvores muito verdes.
2- Você quase tropeça em algo. Seria,
a) um espelho;
b) um anel;
c) uma garrafa.
3- Você pegaria algum deles?
a) sim;
b) não.
4- Seguindo pela mesma trilha, você tem que atravessar um pedaço cheio de água. O que seria?
a) um limpo, claro e sereno lago;
b) uma ruidosa cascata;
c) um borbulhante riacho.
5- No meio da travessia, vê uma chave dentro da água. Como é que ela é?
a) normal, de uma casa;
b) uma bonita chave antiga;
c) pequenina, de cadeado.
6- Depois de passar pela água, continua a andar e, mais à frente, vê uma casa. De que estilo?
a) uma vivenda luxuosa;
b) uma cabana com um relvado bem cortado;
c) um bonito castelo em ruínas.
7- O que é que você faz?
a) entra;
b) olha pela janela;
c) não lhe interessa.
8- De repente algo aparece no seu caminho e assusta-o. O que é?
a) um urso;
b) um mágico;
c) um gnomo.
9- Agora, chega a um muro com uma porta e dá uma olhada no buraco da fechadura. O que vê do outro lado?
a) um jardim maravilhoso;
b) uma lagoa no meio do deserto;
c) uma praia com ruidosas ondas.
________________________________________

Agora veja os resultados abaixo!
Teste a sua personalidade - Resultados
1) Como vê a vida...
a) A floresta indica que vai até ao fim nas coisas que quer, sabe identificar os seus objetivos e conciliar as suas metas, porém é quieto, calmo e cauteloso.
Todos os que o conhecem, o acham interessante e não se cansam de elogiar o seu ar misterioso, já que, por nada neste mundo, mostra de imediato seu verdadeiro eu. Sabe ser um bom ouvinte.
b) O campo de milho indica que você é brilhante, sociável, amável, brincalhão. Faz amigos com facilidade e raramente se sente sozinho. Aonde quer que vá, é sempre o centro das atenções e, por isso, sente-se feliz e diverte-se com uma certa facilidade.
c) Caso tenha escolhido as montanhas, é sinal que você é sobretudo prático, tem senso de justiça, os pés no chão e conquista as pessoas pela sua honestidade. Uma prova disso é a sua atitude quando alguém pede ajuda para resolver um problema. Antes de tomar qualquer partido, ouve as partes envolvidas.
2) A pessoa dos seus sonhos...
a) A escolha do espelho mostra que não acredita que "polos opostos se atraem", isto em relação ao amor, e que, só vai sossegar quando encontrar a sua alma gémea, ou seja, uma pessoa que tenha os mesmos ideais que você.
Nada mais justo. Só que é bom olhar um pouco mais à volta, porque de repente a pessoa perfeita para si pode ser alguém para quem normalmente não olharia duas vezes.
b) A escolha do anel significa que coloca os sentimentos acima de qualquer outra coisa na vida, até do seu amor próprio. Romântico, acredita em amor eterno, e acredita que amor rima com dor. Mesmo quando está a sofrer e é rejeitado, continua a acreditar que a pessoa um dia vai descobrir que o ama.
No seu projeto de vida, embora não admita, quer que o seu parceiro cuide de si e supra todas as suas carências.
c) Se escolheu a garrafa é ambicioso, inteligente, prático e quer um companheiro que o ajude e batalhe ao seu lado, mais do que, amor ou paixão, você procura companheirismo e um parceiro esperto, bem disposto e colaborador.
Prefere manter distância.
3) Será que quer um compromisso sério?...
a) Se respondeu sim, você não vê a hora de encontrar a pessoa certa, ou estando com alguém não tem problemas em se envolver.
b) Se respondeu não, tem outras prioridades, pelo menos por enquanto.
4) Os limites da paixão...
a) O lago reflete o seu desejo de querer ver-se livre de relacionamentos superficiais. Porém, só quando encontrar alguém muito especial, é que vai mergulhar de cabeça.
b) A cascata revela que gosta de conquistar, esbanjar o seu charme e saber que as pessoas se apaixonam facilmente por si, mesmo que para si, perca logo a graça. Mas aparece sempre alguém novo, aliás, isso é muito natural.
c) O que um riacho é capaz de fazer?... Você vive apaixonado, e sempre por alguém diferente. Você é movido por paixões e emoções intensas, é muito passional. Está sempre com uma pessoa diferente e sempre a fazer a acreditar que encontrou o amor da sua vida.
5) Acerca do futuro...
a) Se viu a chave de uma casa, é porque tem uma vontade secreta de abrir novos horizontes na sua vida, só não sabe que rumo seguir.
b) Se viu a chave antiga, mostra que você tem garra e uma vontade ilimitada de aprender tudo o que puder e que vai atrás e luta pelos seus objetivos.
c) Ver a chave de um cadeado significa que acredita na sua intuição para ajudá-lo a encontrar um caminho, fora do comum, que lhe abrirá as portas do sucesso.
6) Quem é que não tem ambição?...
a) Escolher a vivenda, quer dizer que você tem vários objetivos na vida, e muito otimistas. Além disso, se esforça para ser o melhor em tudo que faz e sente-se atraído por atividades que dão oportunidade de expressar a sua criatividade.
b) A cabana é a visão de uma pessoa realista sobre o seu próprio futuro e que tem os pés firmemente assentes no chão. E provavelmente vencerá em qualquer atividade usando o esforço próprio.
c) Caso tenha achado o castelo mais simpático, é porque ainda não conseguiu decifrar muito bem o que deseja para o amanhã. Enquanto isso, para não se desiludir, caso alguma coisa corra mal, prefere sonhar com o que vai fazer com o dinheiro todo que irá ganhar, quando ficar milionário.
7- Quando é que o sucesso chega?...
a) Entrar na casa é ter confiança em tudo o que faz, sabendo que existe sempre a possibilidade de errar ou acertar. Sendo assim, nada consegue atrapalhar o seu caminho.
b) Se você olhou pela janela, é porque tem medo de falhar e por isso, desiste de tudo, sem pelo menos tentar.
c) Caso não se tenha interessado, é porque se contenta com coisas simples e prefere não correr atrás do sucesso.
8- Medo de...
a) Para si, que escolheu o urso, depender de alguém é a pior coisa que pode acontecer-lhe na vida. Na sua opinião, uma pessoa alcança a felicidade a partir do momento em que estiver pronta para andar com os próprios pés.
b) Através do mágico, você demonstra o receio que tem das situações que estão fora do seu controlo. No entanto, para aliviar tamanha tensão, procura a ajuda de um poderoso guia ou mestre e explicações sobrenaturais para os seus problemas pessoais.
c) O gnomo é o retrato de uma pessoa preocupada com que os outros vão pensar dela, como os outros vão reagir se disser ou fizer coisas que elas não gostam ou não aprovam. Afinal para quê tanto medo de não ser aceite?
9- O EU mais profundo...
a) Ao escolher o jardim, provou que é maduro, honesto, sensível e dono de uma inteligência privilegiada. Não é a toa que todos confiam em si de olhos fechados.
b) Se escolheu a lagoa, ela apenas reforça a sua necessidade de ter o seu próprio espaço, até para se isolar quando sente que as coisas não andam exatamente como tinha planeado. Chegará um dia em que você descobrirá que compartilhar os sentimentos com alguém da sua confiança poderá ajudá-lo a ficar melhor.
c) A praia é a escolha de quem é apaixonado pela vida, nada convencional, com opiniões próprias, e sem o menor medo de as defender e mudá-las, se for preciso.
Do site astrologia.sapo.spt.