O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...

O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...
A LÍNGUA É MINHA MÁTRIA, É MINHA PÁTRIA ... (Caetano Veloso)

terça-feira, 28 de junho de 2011

REDAÇÃO COMENTADA - PROFESSORA DIONE BEZERRA


“A identidade nacional não exclui as diferenças regionais”.

Num país de vasta dimensão territorial há diversos setores em contraste; diferenças sociais, culturais, econômicas de região para outra; formas divergentes de pensar e agir. Mesmo com todas as divergências essas regiões pertencem à mesma nação? O que é realmente nacionalidade?
É inevitável a existência de diferenças regionais num país de grande extensão territorial. Mesmo havendo uma correta distribuição de renda, uma única forma de educação através dos mesmos veículos de comunicação, as regiões serão diferentes, pois a influência da forma de colonização e haverá influências externas na formação da mentalidade dos indivíduos de cada uma delas. Tomando como base o Brasil, veremos a existência de diversas culturas que se contrastam: os valores culturais do Sul em oposição aos do Norte, além das divergências sociais e até mesmo geográficas. E analisando essas divergências, encontraremos a razão de tudo na forma como cada região foi colonizada. Nas regiões Sul e Sudeste há a presença de uma sociedade evoluída, influência dos emigrantes europeus, e, por ser uma sociedade dominante, projeta-se nas grandes cidades, apresentando técnicas modernas, colocando-se, portanto, como as regiões tecnologicamente desenvolvidas. Por outro lado existem as regiões do Norte e do Centro do país que, ainda não visitadas pela tecnologia moderna, conservam as tradições de um Brasil colonial, vivendo do artesanato, da pesca e de uma agricultura braçal.
Apesar das divergências entre as regiões, podemos afirmar que todas pertencem a mesma nação, pois o que caracteriza a identidade nacional é a ligação de seus habitantes por tradições, interesses e aspirações comuns e subordinados a um poder político central que mantém a unidade do grupo.

1. SOBRE O TEMA:
O tema apresenta uma questão externa sobre a qual o escritor deve dissertar. Para tal, exige do escritor conhecimento dos elementos que o compõem (A IDENTIDADE NACIONAL e AS DIFERENÇAS REGIONAIS). Observe a existência de um termo (NÃO EXCLUI), completando o sentido da frase através do verbo EXCLUIR acompanhado de NÃO. Ora a IDENTIDADE NACIONAL NÃO EXCLUI AS DIFERENÇAS REGIONAIS, cabe ao escritor provar ou negar, através de argumentos convincentes, o que afirma o tema. Para conseguir isso basta saber o que significa NAÇÃO e mostrar as diferenças existentes entre as regiões podem pertencer ou não à mesma identidade nacional, como foi feito no texto apresentado.

2. SOBRE A DISSERTAÇÃO
É importante assinalar que a dissertação possui uma estrutura e um propósito. O primeiro parágrafo (INTRODUÇÃO) é a apresentação do tema e deve trazer uma proposta de desenvolvimento, criar no leitor o interesse pelo que será abordado nos parágrafos seguintes (DESENVOLVIMENTO). Há várias formas de apresentar o tema: através de questionamentos, afirmações, citações; contanto que no desenvolvimento haja um desdobramento das áreas apresentadas na introdução. Por último vem a CONCLUSÃO que é a síntese do tema argumentado, as considerações finais.