O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...

O TEMPO VOA, ESCORRE PELAS MÃOS ...
A LÍNGUA É MINHA MÁTRIA, É MINHA PÁTRIA ... (Caetano Veloso)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

VANGUARDAS EUROPEIAS

VANGUARDAS EUROPÉIAS

No início do século XX, a Europa vivia a euforia dos avanços industriais, científicos e tecnológicos. Mas também vivia o pessimismo característico do fim do século, representado pelo decadentetismo.
Essa contradição gera um clima propicio para a efervescência artística, favorecendo o aparecimento de várias tendências preocupadas com uma nova interpretação da realidade. Essas tendências passaram a se chamar vanguardas.



MOVIMENTO DA VANGUARDA EUROPÉIA

I - FUTURISMO: a arte-ação (Paris, 1909)
Seu primeiro manifesto foi publicado em 20 de fevereiro de 1909, assinado por Felippo Tammaso Marinetti (1876 – 1944). Apresentava como pontos fundamentais a exaltação da vida moderna, da máquina da eletricidade, do automóvel, da velocidade e uma inevitável ruptura com os modelos do passado. Os futuristas queriam mostrar a vida moderna através de pinturas cheias de movimento, dinamismo e força.por ser adepto da força, Marinetti adere ao fascismo de Mussolim, o que é uma causa de repente por parte dos principais modernistas brasileiros.

No Brasil, o futurismo teve grande influência na produção artística de artistas ligados ao movimento modernista. Anitta Malfatti e Oswald de Andrade entraram em contato com Marinetti e seu Manifesta Futurista. Muitas idéias e conceitos futuristas foram incorporados às obras destes modernistas brasileiros. Pode-se observar estas influências na Semana de Arte Moderna de 1922.
Características do Futurismo:
• Desvalorização da tradição e do moralismo;
• Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
• Propaganda como principal forma de comunicação;
• Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons de objetos) nas poesias;
• Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a idéia de velocidade;
• Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações para passar a idéia de movimento e dinamismo;
II - EXPRESSIONISMO: a arte-caricatura (Alemanha, 1910)

Surgiu na Alemanha em 1910, trazendo uma forte herança do século XIX. Reúne trabalhos de Van Gogh, Cézanne, Gaugerin e Munch.
Era um movimento preocupado com a expressão. Era um ponto de honra dos expressionistas valorizar o feio e chocar o burguês.
“ao contrário de outras vanguardas, que refletem otimistamente sobre a técnica e o progresso, como por exemplo os furturistas, os expressionistas são mais afetados pelo sofrimento humano que pelo triunfo”.
Quando Tarsila do Amaral se matriculou na Escola de Belas Artes de Berlim, em 1912 aos 16 anos, voltou maravilhada como contato com o expressionismo.
Este movimento entra em declínio em 1933 com a ascensão de Hitler, o que significava a pureza e a superioridade germânica, jamais e caricatura.

III - CUBISMO: a arte das formas geométricas (Paris, 1907-1914, Picasso (Matisse o nomeou)

Nascido a partir de experiências de Pablo Picasso e Georges Braque valorizava as formas geométricas ao revelar um objeto em múltiplos ângulos. Surgiu em 1907 e conheceu seu declínio na 1ª Guerra Mundial. Segundo Picasso: “ O trabalho do artista não é cópia nem ilustração do mundo real, mas um acréscimo novo e autônomo”. E afirma que “a arte é uma mentira que nos faz perceber a verdade. Na literatura, teve seu primeiro momento com um manifesto – síntese de Guilherme Apollinaire e publicado em 1913. Ele defendia as “palavras em liberdade” e a “invenção das palavras”, e propunha a “destruição das sintaxes já condenados pelo uso. Essa característica viria a influenciar Oswald de Andrade na década de 20 (1920) e a poesia concreta da década de 60 (1960) no Brasil.

IV - DADAÍSMO: a arte-mutilação ( Zurique, Suíça, 1916, Tzara). Este foi o mais radical movimento das vanguardas. A palavra Dadá, que surgiu ao acaso, não significa nada. O Dadaismo é contra as teorias. As ordenações lógicas. É a total falta de perspectiva durante a guerra. É também contra os manifestos, como afirma Tristan Tzara em 1918: “Eu escrevo um manifesto e não quero nada, eu digo portanto certas coisas e sou contra os manifestos, como sou também contra os princípios”.
O Importante era criar palavras pela sonoridade quebrando as barreiras do significado; importante era o grito, o urro contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. No prefácio de Paulicéia Desvairada, Mário de Andrade diz que quem não souber urrar não leia “Ode ao burguês”.


V - SURREALISMO: a arte-alucinação ( Paris, 1924, André Breton)

De acordo com Freud, o homem deve libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente. O pai da psicanálise, não segue os valores sociais da burguesia como, por exemplo, o status, a família e a pátria.
O surrealismo surgiu na França na década de 1920. Este movimento foi significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostram a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.
O marco de início do surrealismo foi a publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924.
Os artistas ligados ao surrealismo, além de rejeitarem os valores ditados pela burguesia, vão criar obras repletas de humor, sonhos, utopias e qualquer informação contrária a lógica.
Outro marcos importante do surrealismo foi a publicação da revista A Revolução Socialista e o segundo Manifesto Surrealista, ambos de 1929. Os artistas do surrealismo que de destacaram mais na década de 1920 foram: o escultor italiano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores espanhóis Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritte, o alemão Max Ernst, e o cineasta espanhol Luis Buñuel e os escritores franceses Paul Éluard, Louis Aragon e Jacques Prévert.
A década de 1930 é conhecida como o período de expansão surrealista pelo mundo. Artistas, cineastas, dramaturgos e escritores do mundo todo assimilam as idéias e o estilo do surrealismo. Porém, no final da década de 1960 o grupo entra em crise e acaba se dissolvendo.






Atividade

1) Relacione os movimentos de vanguarda a seus lideres:
(1) Surrealismo ( ) Marinetti
(2) Dadaísmo ( ) Breton
(3) Futurismo ( ) Tzra
2) Complete:
a) Dois movimentos de vanguarda aparecem sucessivamente: o primeiro, que se proclama unicamente destruidor, é o .................................; o segundo, que procura construir uma nova civilização, é o .............................
b) O ................................ lançou-se contra o passado e sonhou uma literatura no século da “velocidade”. Para o ............................., entretanto, não havia passado, nem futuro: o que havia era a guerra, o nada; e a única coisa que restava ao artista era produzir uma antiarte, uma antiliteratura.

3) A exploração do inconsciente, a narração de sonhos, as experiências com a hipnose são elementos que permitem caracterizar métodos de compreensão do mundo típicos do ....................................

4) Quais foram as “Vanguardas” que definiram a renovação dos padrões da arte no início do século XX?
5) Qual a importância das Vanguardas Europeias para o Modernismo brasileiro?
6) Comente sobre as Vanguardas Europeias.